A pandemia trouxe mudanças significativas e muitas reflexões, fazendo com que toda sociedade se reinventasse. Neste cenário, os dias de isolamento fizeram com que o ambiente escolar fosse ainda mais valorizado.
Com atendimento que começa na educação infantil, considerada “a primeira etapa da Educação Básica”, e termina com adolescentes, nos projetos Musicalidade e Judô, contabilizando cerca de 400 crianças e jovens, a Gota de Leite se adaptou neste período, começando o ano no remoto, passando pelo ensino híbrido até chegar ao 100% presencial.
Os educadores e todos os colaboradores se reinventaram nesse desafio e – com muita segurança – crianças, jovens, famílias e os próprios funcionários receberam a atenção necessária.
Para o presidente da entidade, Guilherme Barbarisi, o principal desafio foi passar pela pandemia, adequando todo esse atendimento on-line na rotina da instituição.
“Nosso sonho para 2022 é o fim da pandemia, mantendo todos os projetos em andamento” diz.
Segundo a diretora administrativa, Rose Fassina, a caminhada para o “novo normal” será marcada por muitos desafios. “A Covid-19 tornou ainda mais evidente a chaga da desigualdade social que caracteriza muito nossa sociedade. É neste ponto que deveremos trabalhar incessantemente para proporcionar segurança emocional para todos os que são atendidos. Tentando minimizar os indicadores que demonstram que: Jovens que não concluem a educação básica vivem em situação de maior vulnerabilidade. As consequências perpassam por menos tempo de vida e menor qualidade; por maior probabilidade de permanecer desocupado ou na informalidade. Motivação e objetivos é uma aspiração universal que toda criança, adolescente e jovem tenha o direito a uma educação básica gratuita e de qualidade”, ressalta.
Com cicatrizes que ficarão para sempre, Rose destaca que evidentemente, os custos em termos de vidas perdidas e o impacto sobre a saúde e a educação das pessoas em meio a uma das pandemias mais dramáticas dos últimos cem anos dominam toda e qualquer avaliação.
“Para a instituição Gota de Leite, não foi diferente dos impactos sobre toda a sociedade. Tivemos que aprender a lidar com todas as mudanças desde a implementação de rigorosas rotinas sanitárias até o retorno sistemático das atividades para que continuemos a prestar os serviços às crianças e adolescentes, tão prejudicados da convivência social”.
Os desafios fizeram com que toda a equipe, de mais de 70 colaboradores, trabalhasse ainda mais unida para juntos continuar transformando positivamente a vida das crianças, jovens e famílias atendidas, tornando o fim deste ano muito especial.
A entidade agradece também a cada parceiro, empresa e pessoa física, que ajudam a transformar sonhos em realidade e são fundamentais para a continuidade dessa história centenária.