Pular para o conteúdo

Dica importante: Como evitar acidentes domésticos

    A quarentena transformou a vida das pessoas e modificou radicalmente a rotina das famílias, com as crianças em casa 24 horas. Um dos resultados deste isolamento, segundo a Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI), é o aumento de possibilidade de acidentes domésticos, tendo na última semana registrado incidentes graves, entre quedas de varandas, acidentes com gás ou mesmo com armas de fogo.

    Por isso é importante seguir algumas dicas para evitar com que este tipo de acidente ocorra. Segundo a entidade, os locais de acidentes mais frequentes são, nesta ordem: cozinha, banheiro, corredor, escada, quarto e sala.

    A cozinha é perigosa porque é lá que queimaduras, cortes e intoxicações podem acontecer. A SBP recomenda que o botijão de gás fique do lado de fora da casa, que tomadas elétricas sejam protegidas e os fios presos, materiais de limpeza devem estar fora do alcance das crianças, assim como objetos cortantes, tais como facas, garfos, pratos e copos de vidro, saca rolhas e espetos. Esses utensílios devem ser guardados em gavetas ou armários com travas.

    Nos banheiros, os cosméticos, medicamentos e aparelhos elétricos devem ser mantidos longe do alcance das crianças. O piso deve ser mantido seco e com tapetes antiderrapantes. A fiação do chuveiro deve estar em bom estado e presas no alto. No quarto das crianças, as tomadas devem ter protetores, os móveis não devem ter cantos pontiagudos e os brinquedos devem ser guardados em ordem, para evitar quedas. As janelas devem ter proteção, como telas.

    Em caso de acidentes, é fundamental manter a calma e buscar quem possa oferecer os primeiros socorros, acionando o serviço de urgência, através dos telefones 192 (Samu) ou 193 (Corpo de Bombeiros)

    Fonte: Agência Brasil