Com o sonho de alinhar a Gota de Leite aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s), em prol da agenda 2030, neste ano nossa energia será solar. A estimativa é gerar mensalmente 6.714 kWh (QuiloWatt-Hora) e uma economia de R$ 68 mil por ano.
Em uma realidade onde cada vez mais há a preocupação com a preservação da natureza e sustentabilidade, buscar alternativas tecnológicas para manter a qualidade de vida são atitudes mais do que fundamentais para deixarmos um legado para as próximas gerações.
Além de já sermos fortes no eixo da educação estamos conectados também a outros objetivos como Fome zero e agricultura sustentável, saúde e bem-estar, Cidades e comunidades sustentáveis, Consumo e produção responsáveis e Ação contra a mudança global do clima, inserindo nesse ano o objetivo 7.
E a ODS 7 trata extamente dessa área, relacionando a importância de diferentes fontes de energia, principalmente às renováveis, eficientes e não poluentes. A preocupação mundial com a energia segura e com a preservação ambiental culminou, em 2002, com a criação da unidade de Energia da Organização das Nações Unidas (ONU) voltada para a temática.
A energia solar é inesgotável e, por este motivo, seu uso tem sido aproveitado e projetado como uma das melhores e mais viáveis alternativas de fonte energética. Diminuindo gradativamente a expansão de usinas hidrelétricas, termelétricas e nucleares, que degradam significativamente o meio ambiente.
A empresa responsável pelo serviço, Sustenta Brasil Energia Solar, realizou as obras em 2022, em uma importante parceria com a entidade.
Muito nos orgulha termos a honra de poder trazer esses projetos que pode ajudar as instituições a se perpetuar.
Alexandre Simôes, diretor executivo da Sustante Brasil Energia Solar
O sistema será implantado 100% já nos primeiros meses de 2023. Para o presidente da Gota, Guilherme Barbarisi, além da economia nos tornaremos ainda mais sustentáveis. “Estamos muito felizes em realizar esse antigo sonho”.
Confira entrevista com Alexandre Simões
Qual o tipo do material para captação de energia solar que vcs instalaram na Gota e como ela funciona?
Foram instalados 132 módulos de 510Wp (Watt-Pico), totalizando 67,32 kWp (QuiloWatt-Pico) que irão captar a luz do sol e transformar em energia, essa energia passará por equipamentos chamados inversores que irão sincronizar com a energia entregue pela CPFL e então começarão injetar a energia gerada na rede elétrica da Gota de Leite. Toda a energia excedente gerada passará pelo relógio da CPFL que irá devolver em forma de créditos para o fechamento mensal das contas de energia elétrica. A estimativa de geração mensal é de 6.714 kWh (QuiloWatt-Hora), cerca de R$ 68.000,00 por ano de economia.
Como foi o processo de instalação da energia solar na entidade?
Foram alguns anos de análises e busca de viabilidade com toda a diretoria e profissionais e sempre batíamos na trave, até que em 2022 o Guilherme e a Tássia trouxeram a notícia que a Gota de Leite tinha conseguido verba e por isso queriam tirar o sonho do papel. Passaram poucos dias até termos tudo viabilizado e então assinamos o contrato.
Nosso maior desafio foram os telhados, pois são prédios bem antigos e nossa equipe buscou atender cada detalhe para que o melhor fosse entregue. Não podemos deixar de falar da parceria de todos os colaboradores da Gota com nossos profissionais, principalmente do Seu Zé que estava sempre buscando alternativas para nossos desafios quase que diários. Podemos dizer que foi um sucesso cada fase do projeto e que temos muito orgulho de termos tido a confiança da Equipe da Gota de Leite.
Vocês já implantaram em outras instituições?
A APAE Mongaguá foi nossa primeira instituição e depois dela vieram a UME Paulo Gomes Barbosa na saída do túnel e o pacote 2022 que além da Gota de Leite nos trouxe a possibilidade de trabalhar e implantar ou estar implantando novos projetos, neste pacote estão Albergue Noturno de Santos, Lar Evangélico, Asilo dos Inválidos (Casa do Sol), ARS Ação de Recuperação Social, Sociedade São Vicente de Paulo, Casa das Anas, Casa êxodo e Centro Espirita Beneficente 30 de Julho.
Como vocês analisam a procura deste tipo de energia? E qual a importância para o meio ambiente a sociedade investir cada vez mais nessa área?
A procura está cada maior, nosso crescimento tem sido superior a 50% todos os anos. Os sistemas de geração de energia solar, evitam que sejam ligadas as usinas termoelétricas (queima de gás, Carvão, óleo …) e isso ajuda na manutenção de nosso meio ambiente.
Além de ter um apelo ecológico, os sistemas solares atualmente tem retorno em cerca de 4 anos, como eles tem vida útil mínima de 25 anos passaram a ser rentáveis e uma ótima oportunidade de investimento.
Como vocês atuam e de que forma as pessoas podem buscar maiores informações sobre as placas?
Somos pioneiros em Santos/SP e desde nossa fundação, em maio de 2010, nós da Sustenta Brasil Energia Solar focamos nossas atividades no segmento e com o amadurecimento e crescimento do mercado tivemos aumento exponencial de procura por nossos produtos.
São mais de 300 sistemas de geração de energia solar instalados, em todo o território nacional, que trazem para nossos clientes, desde a entrada em produção do sistema solar, redução imediata na conta de energia elétrica.
O mesmo crescimento que é benéfico para o mercado fez nascer muitas empresas ,sendo importante durante a definição do sistema solar adequado a necessidade de ser identificado o perfil de consumo da propriedade, local disponível para instalação, tipo de cobertura ou características do solo, expertise e sistemas já instalados pela empresa que será contratada, qualidade e origem dos equipamentos e as qualificações técnicas e de segurança dos profissionais que irão trabalhar na obra. Quanto a buscar informações, qualquer pessoa pode fazer contato conosco, pois somos apaixonados pelo que fazemos e é sempre um prazer falar sobre o assunto.