Pular para o conteúdo

Exposição Narrativas literárias celebra fim de ano letivo do berçário ao pré

    O ano de 2021 foi desafiador para todos os educadores. Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para garantir o processo de aprendizagem da criança é necessário que o educador “reflita, selecione, organize, planeje, medie e monitore o conjunto de práticas e interações que promovam o desenvolvimento pleno da criança” e neste ano o processo precisou ser revisto para o ensino remoto, híbrido e depois presencial.

    “Em todos os cenários, o princípio, porém, é o mesmo: a concepção de criança como um ser capaz de construir seu próprio conhecimento à medida que interage com outras pessoas e com o meio social. Partindo desta conjectura, nós proporcionamos uma aprendizagem que torna acessível a criança aspectos da cultura que são fundamentais para seu desenvolvimento pessoal, não só no caráter cognitivo, mas inclui também capacidades de equilíbrio pessoal, de inserção social, de relação interpessoal e motora”, destaca a diretora pedagógica Cristiane Leila.

    Narrativas Literárias

    Diante dos desafios, com o retorno presencial 100% das crianças, a equipe pedagógica reinventou as práticas para propiciar um acolhimento baseado na escuta ativa, finalizando o semestre com a exposição do projeto “Narrativas Literárias”.

    Projeto este, que contemplou não só o contar história, mas sim um contar história esteticamente afetivo (relativo a sentimento, afeição, dedicação, simpatia e emoção), no que tangesse todos esses adjetivos.