Depois da pausa nas vivências por conta do feriado, nesta última quarta-feira (15) foi a vez dos familiares do Maternal vivenciarem os espaços verdes, com plantio de um espécie diferente no final do passeio. Diferente das turmas do jardim e pré que plantaram Capuchinha nos canteiros próximos às salas, as crianças – com ajuda dos responsáveis presentes – plantaram mudas de taioba.
A espécie é considerada uma PANC – planta alimentícia não convencional – e é rica em nutrientes como fibras, vitaminas A, B e C, e minerais como cálcio, fósforo, potássio, magnésio. Com uma folha bem grande, ela pode ser consumida refogada e fica uma delícia.
O pai Fabiano Caldeira ficou encantado com a mudança do espaço para um bosque, com tanta diversidade de espécies.
“Sou da época das quermesses e achei incrível essa transformação do espaço. A Izabela está na escola há pouco tempo e fiquei surpreendido. Quero parabenizar a todos pelo excelente trabalho. A prova são as crianças que estão enlouquecidas com esta experiência, ela falou da flor que se pode comer em casa e de tantas novidades que tem aprendido”.
Para a mãe do Enzo, Patrícia Ribeiro, os espaços verdes estão sensacionais. “Muito legal. Só conhecia pelo instagram e não tinha noção que era tão grande. O Enzo comenta em casa, de tudo que tem aprendido e achei sensacional essa experiência hoje”, contou.
A mãe do Victor Hugo, Izabel, também não conhecia o espaço pessoalmente e ficou impressionada. “Acho muito importante eles terem essa vivência com o meio ambiente, conhecerem flores, frutos, árvores… algo que a gente não tem tanto acesso no meio urbano em que vivemos. E ele tem levado muito do que está vivendo aqui para casa”.
Como em todas as vivências, o encontro teve início às 8h, com duração de 30 minutos, e terminou com todos colocando a mão na terra. Pais, mães, avôs e avós – junto com as crianças – plantaram em dois canteiros na lateral da sala do maternal.