Em julho, recebemos uma doação especial de 134 bonecas de pano. Quem nos presenteou foi Josi Terlizzi Sonohara, de 72 anos, que as confeccionou manualmente e, junto com a amiga Zélia, as trouxe pessoalmente na entidade.
“Na visita me emocionei diversas vezes, parabenizo o trabalho maravilhoso de todas vocês. A doação quando é reconhecida pelos responsáveis da Entidade, aí sim nós temos certeza que a doação vai chegar em mãos das crianças necessitadas, que é o meu objetivo e isso não tem preço”, ressalta Josi que escolheu a Gota de Leite por indicação da amiga Zélia.
Com formação em Serviço Social, Josi percebeu – quando estava na ativa – que muitas meninas não tinham bonecas e isso a deixava muito triste. “Porque mal se alimentavam e brinquedos muito menos”, conta. Quando se aposentou veio morar em Santos e começou a fazer Arte (pintura óleo sobre tela; restauração de cadeiras e banquinhos; Mandalas e Bonecas) e com a pandemia resolveu potencializar o número de bonecas para doação.
“Tenho um processo como se fosse uma oficina, faço de 10 em 10 as bonecas. O corte é feito por moldes que eu mesma fiz, depois de cortadas coloco espuma nas cabeças; pés e mãos. Em seguida monto pés e mãos no corpo com alfinetes em todas as bonecas, depois costuro com linha de bordado. Feito isso coloco espuma no corpinho e costuro a cabecinha . São várias etapas e por último coloco o cabelo e pinto o rostinho”.
Josi fez questão de lembrar da doação que fez no ano passado, quando também foi pessoalmente para Casa da Vovo Anita e entregou em mãos para as meninas da entidade.
“Foi um dia especial. Eu fui chamando uma por uma e perguntava o nome, a idade e também o que queriam ser quando crescer. Uma delas me respondeu: quero ser igual a senhora. Como assim, perguntei. A senhora não é a mãe de todas as bonequinhas? É o que eu quero ser. Isso não tem preço. É delicioso esse contato. Momento que quero deixar gravado. Já está em meu coração, mas é gostoso repassar para que as pessoas vejam o outro lado, de quem está recebendo”, conclui.