Com o intuito de apresentar os novos espaços verdes da Gota de Leite, teve início – nesta quarta-feira (11) – uma série de vivências com os familiares das crianças da Educação infantil. O biólogo do projeto Gota+Verde, Pedro Trasmonte, faz o convite para um passeio sensorial pela horta e também pelo bosque, que está sendo construído.
“Um momento rápido, mas intenso, para que os familiares se conectem com a natureza, explorando os cinco sentidos e vivenciando assim um pouco da rotina das crianças”, comenta Pedro que vem transformando e ampliando o plantio e a colheita, que finaliza no prato das crianças.
Os responsáveis pelas crianças do Jardim A foram os primeiros a participarem. Juntos, biólogo e familiares percorreram pelos espaços verdes da Gota de Leite, começando pela horta, bosque e finalizando com a mão na terra. A vivência foi dividida por turma para evitar aglomeração e acontecerá toda quarta, no horário de entrada, às 8h.
E não daremos spoilers do que é possível encontrar na horta para que as próximas turmas se surpreendam para o que serão apresentados. Afinal, toda semana novos familiares irão conhecer o espaço, sentir os aromas da horta e se deliciar com os sons e sabores do bosque.
Mas já fica registrado o compromisso de, ao final de todas as vivências, apresentar aqui no blog da Gota as espécies, seus sabores, aromas e também os muitos visitantes que surgem principalmente do céu. E se ficou muito curioso, no perfil do instagram @gotadeleite tem sempre fotos das colheitas para conhecer um pouco mais o que estamos produzindo com as crianças.
Para a mãe do Miguel, Beatriz Rosa, a experiência foi incrível e uma surpresa. “Não conhecia este projeto e achei muito legal, pois permite uma conexão com a natureza que as crianças vão levar para o resto da vida. Isso é muito importante para vivência deles. Achei muito rico e fiquei muito feliz dele ter essa oportunidade de crescer com esse contato”, explica Beatriz, que se sentiu segura para retornar às aulas presenciais agora em agosto.
Beatriz complementa que este é o primeiro ano do Miguel na Educação infantil da Gota e que ficou muito encantada com o trabalho e feliz pela proposta construtivista da entidade. “Se pudesse teria colocado ele antes”, comenta.