Com o intuito de mobilizar ações em conjunto com a equipe escolar para promoção da saúde de forma individualizada para cada criança atendida na Gota de Leite, a nutricionista infantil Carolina Hero iniciou em abril o monitoramento das medidas antropométricas (peso, altura, idade, IMC e perímetro cefálico) de todas as crianças da creche e pré-escola.
“A ideia é traçar um perfil do estado nutricional de todas as crianças para planejar, junto com a equipe escolar, as ações promotoras de saúde a partir da educação alimentar e nutricional”, explica Carolina.
A avaliação da composição corporal na infância tem sua importância reconhecida tanto para acompanhar o crescimento físico e cerebral quanto para prevenir distúrbios nutricionais, seja subnutrição ou obesidade, colaborando para prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.
A partir dos dados individuais, pode-se repensar a alimentação das crianças, com orientações também para as famílias. E é desta forma colaborativa que ocorre a mudança necessária para melhorar o comportamento alimentar – ampliando positivamente o valor nutricional na refeição de cada criança na escola e também em casa.
Importância da alimentação
A alimentação adequada é requisito essencial para o crescimento e desenvolvimento do ser humano, desde antes do nascimento. E bons hábitos alimentares durante a Primeira Infância irá influenciar em adultos mais saudáveis e conscientes.
De acordo com artigo É na infância que se aprende…a alimentação adequada!, do portal da Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (Usp), a saúde na idade pré-escolar se refletirá em todas as fases da vida adulta, sendo fundamental que sejam atendidas as exigências nutricionais nestas faixas etárias.
A desnutrição na fase pré-escolar, por exemplo, pode levar a alterações físicas, funcionais e anatômicas, repercutindo negativamente no crescimento e desenvolvimento da criança, apatia, retardo da linguagem, diminuição da capacidade de concentração e baixa resposta a estímulos.
Além disso, essa fase é um excelente momento para orientação nutricional ativa e participativa, devendo, portanto, a alimentação ser saudável e adequada à faixa etária, respeitando-se as características individuais de cada criança.