108. Esse é o número de árvores que o Projeto Gota+Verde plantou na nossa Instituição desde as suas primeiras ações, em 2020, até o 108º Aniversário da Gota de Leite, no dia 11 de junho deste ano. Hoje, no Dia da Árvore, convido você a refletir comigo alguns dos serviços ecossistêmicos que as árvores oferecem à nossa comunidade.
Mas, primeiramente, o que são serviços ecossistêmicos?
Também conhecidos como serviços ambientais, são um grande conjunto de benefícios intrínsecos na natureza que propiciam a manutenção e estabilidade da vida no planeta e, consequentemente, o bem estar e qualidade de vida do ser humano. Através dos serviços ecossistêmicos conseguimos perceber com mais clareza que ser humano e natureza formam uma ligação indissociável, e quaisquer atitudes de transformação e impacto do mundo natural provocado pela ação humana é como um bumerangue de causa e efeito, que atinge a nossa existência nessa e, principalmente, nas futuras gerações.
Podemos classificar os serviços ecossistêmicos em quatro categorias:
- Os serviços de SUPORTE são aqueles que possibilitam a vida no planeta, como a formação do solo, o ciclo da água, a produção de oxigênio, os ciclos dos nutrientes, etc. O impacto nesses serviços afeta diretamente a nossa existência no planeta.
- Os serviços de REGULAÇÃO são aqueles que, uma vez estabelecida a vida, possibilitam que essa esteja em equilíbrio e estabilidade, em harmonia e próspera. São exemplos a regulação da qualidade do ar, da água e do solo, a polinização, a regulação do clima, o controle da erosão, etc. Os serviços de regulação podem ser obtidos através da boa dinâmica, equilíbrio e harmonia da biodiversidade local.
- Os serviços de PROVISÃO são aqueles que fornecem matéria prima e recursos para sustentar a vida humana hoje. Água potável, alimentos, remédios e matéria prima (madeira, minérios, etc) são os principais exemplos de serviços de provisão que obtemos da natureza. Os serviços de provisão são usualmente os grandes alvos de impactos ambientais negativos provocados por ações humanas, principalmente devido ao extrativismo predatório, não sustentável e poluidor dos recursos naturais.
- Os serviços CULTURAIS envolvem os valores que a sociedade humana dá ao mundo natural. A beleza cênica da natureza, recreação, ecoturismo, bem estar físico e mental, valores espirituais e até religiosos compõem essa categoria.
Agora imagine só, uma única árvore é capaz de prover todos esses serviços simplesmente por estar de pé! Quer ver? Vamos usar a Aroeira-pimenteira (Schinus terebinthifolia), espécie mais abundante no Bosque da Gota, como exemplo para ilustrar essa dinâmica com alguns dos serviços que ela nos oferece:
- Produz oxigênio e sequestra carbono da atmosfera;
- Pioneira para regeneração de áreas degradadas;
- Aumenta a permeabilidade do solo, diminuindo alagamentos;
- Sombra e regulação do microclima;
- Folhas e frutos medicinais, especialmente anti inflamatórios e cicatrizantes;
- Atração e suporte para o ciclo de vida de aves e outros polinizadores;
- Produz a pimenta-rosa, especiaria culinária rica em cálcio e ferro;
- Culturalmente carregada de valor espiritual por tradições religiosas afro-ameríndias;
Além da Aroeira, aqui na Gota nós temos mais 27 espécies de árvores identificadas que contribuem para a biodiversidade da nossa região, dentre elas, as nativas da Mata Atlântica: Ipê-amarelo, Ipê-rosa, Pau-Brasil, Grumixama, Oiti, Capororoca, Manacá-da-serra, Quaresmeira, Araçá, Seriguela, Goiabeira, Pitomba, Pitangueira, Jabuticabeira, Embaúba; as frutíferas: Fruta-pão, Nespereira, Aceroleira, Jamboleiro, Abacateiro, Jaqueira, Limoeiro, Caramboleira, Laranjeira, Amoreira; e as palmeiras Jerivá e Jussara.
Imagine o quanto de serviços ecossistêmicos nossas árvores produzem juntas? E o quanto de recursos financeiros podem ser economizados anualmente se mantermos arborizados cada vez mais nossos espaços urbanos, preservarmos e conservarmos os espaços verdes naturais?
A devastação das áreas naturais, especialmente pelo desmatamento, atingiu o seu maior índice dos últimos 10 anos em 2021. É fundamental refletirmos a importância do meio ambiente e, no caso, das árvores para a manutenção do equilíbrio da vida no planeta, a qual estamos inseridos.
As árvores que plantamos hoje proverão os frutos que nossas crianças colherão amanhã e impactarão diretamente a qualidade de vida delas e de seus descendentes. Estamos plantando o suficiente?
Por aqui, por enquanto, foram 108.
por Pedro Transmonte
biólogo e gestor ambiental