Pular para o conteúdo

novembro azul: Colaboradores participam de roda de conversa

    Novembro é o mês mundial de combate ao câncer de próstata. E a única forma de garantir a cura da doença é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

    Para se ter ideia, cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

    Participando da campanha de conscientização, a Gota de Leite realizou uma roda de conversa sobre a saúde do Homem, na última quinta-feira (24) para os colaboradores com uma equipe multidisciplinar. Encontro contou com a participação da nutricionista Vivian Lemos e do psicólogo Andre Souza, do NASF Centro, do enfermeiro Thiago Cavalcante, da policlínica Martins Fontes, do chefe de seção Fábio, e das estagiárias de Nutrição social Juliana Lima e Amanda Oliveira. Bate-papo abordou vários aspectos da saúde do homem e a importância da prevenção do câncer de próstata.

    “Contamos com a equipe multidisciplinar, abordando sobre temas relacionados a preservação da saúde mental, tabagismo, alimentação saudável, manter o peso adequado, pratica atividades físicas e lazer, bem como informar sobre as 3 opções identificar o câncer de próstata: exame de sangue, ultrassom, exame de toque”, conta Raquel Rolemberg. “É importante combatermos o preconceito e o machismo que ainda existe sobre essa temática, promovendo cada vez mais o exame para que o diagnóstico aconteça cada vez mais cedo”.

    Convite para esse sábado

    A Policlínica Martins Fontes (na rua Luisa Macuco n40) realiza nesse sábado, das 9h às 15h30, a ação Pessoa com próstata, a ser protagonista do seu cuidado

    • coleta de exames
    • aferição da pressão arterial
    • teste de glicemia
    • avaliação pé diabético
    • testes rápidas de HIV, Sifilis e hepatite b c
    • palestrar educativas