A Sala da Paz recebeu sua primeira roda de conversa, organizada em parceria com a CIPA, para tratar de um tema essencial à saúde das mulheres: a endometriose. O encontro foi um momento de escuta, acolhimento e troca de informações valiosas.
Contamos com a presença especial de profissionais do SUS, que contribuíram com seus conhecimentos e experiências: a médica de família Micaela Barros Silva e as enfermeiras Renata Hermógenes e Ana Carolina Ledo Chaves.



Com falas sensíveis e técnicas, através da dinâmica de mitos e verdades, as profissionais de saúde esclareceram dúvidas, compartilharam orientações sobre sintomas, diagnósticos e caminhos para o tratamento, além de reforçarem a importância do cuidado integral à saúde da mulher.
A endometriose é uma condição em que células semelhantes às do endométrio – tecido que reveste o útero – crescem fora dele, afetando órgãos como ovários, trompas e intestino. Estima-se que cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva no Brasil sejam afetadas pela doença . Os principais sintomas incluem dor pélvica crônica, cólicas menstruais intensas e, em alguns casos, infertilidade.
O diagnóstico da endometriose pode envolver:
- Exame ginecológico clínico
- Exames laboratoriais
- Exames de imagem, como ultrassonografia e ressonância magnética
- Laparoscopia, quando necessário
O tratamento varia conforme a gravidade e os objetivos da paciente, podendo incluir:
- Uso de analgésicos e anti-inflamatórios
- Terapia hormonal
- Cirurgia, nos casos mais severos
As fotos desse encontro especial registram não só a presença, mas o afeto e a potência desse espaço de diálogo. Que essa seja a primeira de muitas rodas de conversa na Sala da Paz