Pular para o conteúdo

Qual a importância de uma alimentação saudável?

    Confira 8 dicas de como podemos melhorar nossos hábitos alimentares

    Ao contrário do que muitos pensam, Uma alimentação saudável nada tem a ver com uma dieta restritiva e sem graça. Se alimentar bem é sinônimo de ter um comportamento alimentar que prioriza o consumo equilibrado de todos os alimentos para o bom funcionamento do corpo. Cuidado que também precisa estar presente na higiene ao longo de todo o preparo da refeição que chega à mesa.  

    Nossa relação com os alimentos pode prevenir diversas doenças, assim como também pode provocá-las. Por isso, é importante saber como manter uma alimentação saudável no cotidiano do ambiente escolar, de trabalho e também em casa. E para obter todos os nutrientes que o organismo pede, é preciso montar pratos balanceados e coloridos.

    Nossa nutricionista Carolina Hero separou 8 dicas para tornar nossa alimentação mais saudável:

    1. Frutas, legumes e verduras (hortaliças) – É importante incluir estes alimentos em todas as refeições, lembrando que quanto mais colorido for o prato, mais nutritivo ele será.
    2. Beba água – Para saber a quantidade diária ideal/dia de água para você, basta multiplicar o seu peso por 30 – 35 (ml). 
    3. Proteínas vegetais e animais – Alimentos como as leguminosas (feijões, grão de bico, lentilha, ervilha), os laticínios (leite, iogurte e queijos) e as carnes magras (frango, peixe, suína e bovina) são importantes para a manutenção dos músculos, produção de hormônios, imunidade e muitas outras funções no nosso organismo. 
    4. Gorduras boas – O corpo humano necessita de gorduras boas, como as contidas no azeite de oliva, nas oleaginosas e no abacate.
    5. Coma cereais ou tubérculos – Numa mesma refeição escolha por 1 cereal como arroz ou milho ou grãos integrais, ou tubérculo como batata ou mandioca para fornecer energia ao corpo.  
    6. Evite alimentos ultraprocessados – Aqui, a recomendação é simples: descasque mais, desembale menos.
    7. Cuidado com o exagero no consumo de sal e açúcar refinado – esses excessos na alimentação estão atrelados ao aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis (hipertensão arterial, diabetes, hipertrigliceridemia, colesterol alto, obesidade e outras).
    8. Escolha o modo de preparo – Dê preferência para o consumo de alimentos cozidos, assados ou grelhados. 

    Vamos colorir nossa alimentação?

    por Carolina Hero – nutricionista