Pular para o conteúdo

retorno das atividades gera expectativas positivas para 2021

    Com muito afeto e todos os cuidados necessários de prevenção à Covid-19, a Gota de Leite está voltando aos poucos às aulas da Creche e Educação Infantil, de maneira híbrida – presencial e remota – e também dos projetos Musicalidade e Judô.

    Na Creche e Educação Infantil, que atende cerca de 250 crianças, as aulas retomaram no dia 8 de fevereiro, de maneira híbrida para as crianças do Pré e do Jardim, com uma parcela das crianças presencialmente, na escola, e outra remota, em casa. Já as turmas do Maternal retomam no dia 22 deste mês e do Berçário, em março, no dia 8.

    O maior desafio – segundo a diretora Christiane Gonçalves, será trabalhar com este novo formato de aulas online e presenciais ao mesmo tempo.

    “Preparamos a instituição com novos espaços para se tornar mais acolhedora e um ambiente mais prazeroso para nossas crianças atendidas”, relata Christiane.

    Desde o ano passado, foi iniciada uma reforma em todas as salas de aulas para melhor atender os alunos, além de uma ampla reestruturação no espaço da horta.

    A professora do pré, Elaine Souza estava esperando por este retorno. “Eu estou extremamente ansiosa e não vejo a hora de poder encontrar cada olhar e transferir um abraço pelo olhar”, relatou dias antes do retorno.

    Para a mãe , Leticia Santos este primeiro contato foi ótimo. “Fomos super bem acolhidos! Todas as educadoras reunidas cheias de amor e saudades em nos receber! Foi muito emocionante esse momento e nossas expectativas são as melhores, ver o crescimento do filho é nossa maior dádiva!”, relata a arquiteta e mãe do Enzo, que está no jardim.

    Judô e Musicalidade

    Para os projetos, a previsão é de retorno a partir do dia 22 de fevereiro. São cerca 160 crianças a partir de 6 anos que recebem aulas gratuitas de judô, de violão e percussão popular.

    Segundo Thiago Moura, que ensina violão, são muitas as expectativas para este ano. “Primeiramente é trabalhar com segurança para todos, alunos e nós colaboradores e funcionários. Segundo é reaproximar os alunos deste momento musical que é tão valioso e grandioso para a formação de cada um deles, tanto como músico, mas principalmente como pessoas. Queremos sensibilizá-los cada vez mais para a música e para arte para se tornarem adultos melhores, mais sensíveis e compreensíveis”, relata.

    A expectativa do educador de percussão popular Michele Pasini é conseguir reunir novamente os alunos e formar turmas motivadas que queiram aprender e se divertir por meio da prática dos instrumentos musicais. “Começaremos aprendendo os ritmos executados no cajon, depois estudaremos a utilização da percussão na música popular brasileira. E não deixaremos de estudar a teoria com a finalidade de ler e escrever uma partitura musical. Essas são algumas das atividades para este ano e não vejo a hora de iniciar”, explica.

    Para o sensei Anderson Fonseca, depois desse turbilhão de mudanças, ele vê 2021 como um ano promissor e uma renovação em geral e na Gota não seria diferente. “As pessoas, na sua maioria, mudaram para melhor e com isso, iremos retornar com muita garra, otimismo, energia positiva e colhendo os bons frutos que cultivamos durante todo esse tempo. Online, semi presencial ou presencial, o Gotas no Judô não parou, continuamos alinhados com todas as famílias e atletas”, ressalta.

    Para a Coordenadora de Desenvolvimento Institucional, Marise Hashimoto, a entidade, desde o ano passado e agora em 2021, está reinventando a forma de educar e acolher as crianças e suas famílias. Com um olhar atento as diferenças, respeitando as limitações do outro, a Gota continua com a sua missão de fazer a diferença neste momento peculiar que estamos vivendo.

    “Educar hoje, pensando no futuro, é preparar para lidar com o inusitado e administrar os sentimentos. Realizar sonhos, oportunizar a educação da primeira infância e também no contraturno escolar com outras modalidades esportivas, culturais e ambientais são os nossos objetivos”, conta Marise.